[Resenha] A Rebelde do Deserto - Alwyn Hamilton


Título: A Rebelde do Deserto

Autor: Alwyn Hamilton

Editora: Seguinte

Páginas: 283

Ano de publicação: 2016

Adicione: Skoob e Goodreads

Adquira: Saraiva ♥ Amazon 




O deserto de Miraji é governado por mortais, mas criaturas míticas rondam as áreas mais selvagens e remotas, e há boatos de que, em algum lugar, os djinnis ainda praticam magia. De toda maneira, para os humanos o deserto é um lugar impiedoso, principalmente se você é pobre, órfão ou mulher. 
Amani Al’Hiza é as três coisas. Apesar de ser uma atiradora talentosa, dona de uma mira perfeita, ela não consegue escapar da Vila da Poeira, uma cidadezinha isolada que lhe oferece como futuro um casamento forçado e a vida submissa que virá depois dele.
 
Para Amani, ir embora dali é mais do que um desejo — é uma necessidade. Mas ela nunca imaginou que fugiria galopando num cavalo mágico com o exército do sultão na sua cola, nem que um forasteiro misterioso seria responsável por lhe revelar o deserto que ela achava que conhecia e uma força que ela nem imaginava possuir.



A Rebelde do Deserto foi a minha segunda leitura da #mlvoltaàsaulas e estou muito feliz que só estou escolhendo livros bons. Confesso que esse livro me chamou atenção por conta da capa (ela é linda, né?) e sua história cumpriu minhas expectativas! Vamos falar um pouco sobre o enredo:

Temos a protagonista Amani Al'Hiza, uma menina que sofreu com a morte dos pais aos 16 anos. Talvez seria melhor dizer que sofreu com a morte da mãe. Amani vive em meio a uma cultura 
semelhante à cultura do mundo árabe que conhecemos - as mulheres são menosprezadas, submissas, e era comum um homem ter mais de uma esposa. Portanto, quando sua mãe causa um incêndio proposital que mata seu pai, Amani não se mostra muito abalada, afinal, seu pai não era nenhum exemplo de boa pessoa. Sua mãe foi julgada pelo crime e enforcada na frente de toda a cidade, e Amani foi obrigada a ir morar com seus tios.
Na casa de seus tios, Amani precisa dividir o quarto com a infinidade de filhas do casal, mas a pior parte é que seu tio pretende tomar a garota como uma de suas esposas. Impulsionada pelo asco de ser abusada por seu tio, pela hostilidade com que é tratada em casa e pela sensação de não pertencer à Vila da Poeira, Amani junta seus trocados e decide tentar a sorte em uma disputa de tiros em outra cidade.
Nessa disputa, a garota se disfarça de menino e fica conhecida como o Bandido de Olhos Azuis. Tentando se manter viva e sob o disfarce, Amani se une ao oponente forasteiro Jin e, por acasos do destino, acaba traçando sua jornada para longe da Vila da Poeira com o garoto, se metendo em situações perigosas ora com criaturas místicas, ora com os soldados do Sultão, descobrindo a verdade por trás de vários acontecimentos sobre um tal de Rebelião e ainda descobre algo muito inesperado sobre si mesma.
- Sou uma garota que poderia ter me tornado qualquer coisa se tivesse nascido homem. Mas nasci mulher, então estou fazendo isso. Minha mãe acha que é uma tática elaborada para não me casar.
Como disse no início do post, eu adorei esse livro! É um daquelas histórias que conseguimos ler em pouquíssimos dias, a escrita da autora é envolvente e eu amei a maneira como Alwyn Hamilton construiu a história. Li algumas resenhas e achei que o livro poderia me decepcionar porque parecia que a história iria girar em torno de um romance - o que não tem problema nenhum, mas não era isso que eu queria. Felizmente, a autora soube bem como balancear os elementos da história e explorou bem alguns assuntos relevantes para a reflexão, como o fanatismo religioso, o machismo, relacionamentos abusivos e até mesmo o imperialismo moderno e a perda de identidade cultural.
"Seu país está na encruzilhada entre o oriente, onde as armas foram criadas, e o ocidente, onde há uma guerra entre impérios"
Alguns pontos que eu não curti muito é que achei que o universo criado pela autora poderia ter sido melhor explorado. Não sei se foi falta de atenção minha mas eu vivia me perdendo nos nomes das criaturas mágicas, nomes das etnias, dos vilarejos hahaha por outro lado, vale lembrar que é o primeiro de uma trilogia, logo muitos outros fatos podem ser expostos em outros livros.
Li esse livro sem saber muito bem sobre a história e me supreendi bastante com o rumo que ela tomou. Do meio para o final do livro houve uma revelação incrível que eu não estava esperando! Eu tinha vários palpites sobre a história de alguns personagens, mas consegui errar todas hahaha
O próximo livro da série se chama A Traidora do Trono, que possui uma capa igualmente linda, e pretendo ler ainda esse ano e trazer resenha aqui no blog.

E aí, o que acharam? Conheciam o livro ou a autora? Já leram? Me contem nos comentários ♥

18 comentários:

  1. Olá, tudo bem? Já tinha visto muito esse livro no instagram, mas não tinha lido quase nada sobre o livro. Confesso que sua resenha desperto uma enorme curiosidade para ler esse livro.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Eu adorei a leitura desse livro, achei que a autora trouxe várias reflexões e ainda um pouco sobre os diferentes costumes da região.
    Preciso ler o segundo livro!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  3. Sim! A capa é realmente maravilhosa! Mas, infelizmente, o enredo não chama a minha atenção. :(
    Mas, fico feliz que, de um modo geral, o livro tenha te agradado e você irá continuar a série.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Olá, eu acho a capa desse livro tão linda! E tenho muita vontade de ler ele por se passar num universo bem diferente do que eu estou acostumada a ler. Além dos personagens, achei interessante você ter ressaltado os temas importantes que a obra aborda e nos proporciona a reflexão.

    ResponderExcluir
  5. Mano, que resenha é essa???? Amei o livrooooooooo, sério ja esta na minha lista 😍😍😍😍😍😍

    ResponderExcluir
  6. Não acho que tenha sido falta de atenção sua, dependendo dos nomes, acabamos nos perdendo mesmo, ainda mais quando são nomes difíceis.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Nossa que livro misterioso e cheio de aventuras. Fique super curiosa kkk

    Adorei a resenha! Beijinhos <3

    Blog Tanamoda / CK Designs / Grupo MBB / Rede Natura

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Eu comprei esse livro, e ele está aqui o tempo todo me olhando pedindo para ser lido! Acho essa capa lindíssima, e fico feliz da autora ter explorado outros assuntos além do romance, acho que se perder um pouco nos nomes dos personagens, e tal e normal, como é o primeiro livro de uma série, depois a gente se acostuma! Louca pra lerrrrr!!! <3
    Parabéns pela resenha!

    Beijos!
    Eli - Leitura Entre Amigas
    http://www.leituraentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ainda vou ler essa história, pois amo esse cenário e acho que deve ser uma leitura fantástica.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  10. Oiii Karina tudo bem?
    Infelizmente dessa vez a obra não despertou meu interesse o quanto eu gostaria, mas por um lado fico feliz que tu tenhas gostado e então trazido a resenha para nós, creio que deve ser uma leitura fantástica para quem gosta.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Olá, Karina! Tudo bem?

    Eu sempre achei essa capa muito legal e também sempre tive curiosidade de realizar essa leitura. Pude perceber por sua resenha que você realmente gostou da leitura e espera pelo próximo volume, fiquei ainda mais intrigado sobre o livro, pretendo ler. Dica anotada!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Eu estou bem curiosa com esse livro e gostei de ver a sua opinião com a leitura. Eu tenho sérios problemas em gravas nomes de personagens, cidades, criaturas... quando o livro é de fantasia e eles são complicados rs
    Acho que a leitura deve ser bem agradável e a trama parece ser bem desenvolvida.

    ResponderExcluir
  13. Oii!

    Eu li o primeiro livro e gostei bastante da escrita da autora...
    Aliás, conhece-la na Flipop foi ótimo! Ela contou algumas coisas e disse que até para ela é dificil conhecer todos os personagens que ela criou!
    Fiquei feliz com sua resenha!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  14. Já tinha ouvido falar do livro, mas ainda não li.
    A ideia é boa e parece ser o tipo de história que me chama atenção.
    Como você mesmo disse é uma trilogia e talvez o mundo seja mais explorado nos demais livros.

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Já quero ler este livro!
    Adoro essas narrativas envolventes e gosto da premissa do livro!!
    BJs

    ResponderExcluir
  16. Oiee Karina ^^
    Eu ainda não li esse livro, mas SOU MAIS DO QUE DOIDA PARA LER! Só vejo elogios para os dois livros já lançados, e mesmo não sendo o meu tipo de livro, tô doida doidinha para conhecer. Espero me surpreender e mergulhar de cabeça na história também.
    MilkMilks ♥

    ResponderExcluir
  17. Ter vários palpites e conseguir errar tudo, tá aí algo que me acontece com frequência... Rs... Quero muito ler esse livro faz tempo, e a autora é tão incrivelmente simpática que já estou propensa a me apaixonar pela história. Que bom que se surpreendeu com o rumo que o enredo tomou, apesar de achar que o universo poderia ter sido melhor explorado.

    ResponderExcluir
  18. Olá,
    Já faz algum tempo que quero fazer a leitura da obra, mas ainda não consegui.
    Fico feliz em saber que a obra não tem foco no romance, não que seria um problema para mim também, é que imagino outra coisa rsrs
    Fico feliz em saber que gostou da leitura e que se surpreendeu, além de ter reflexões sobre alguns temas bem atuais como o fanatismo religioso e machismo.
    Adorei saber suas impressões.

    LEITURA DESCONTROLADA

    ResponderExcluir