[Resenha]: Reconstruindo Amelia – Kimberly McCreight





Título: Reconstruindo Amelia

Autor: Kimberly McCreight

Editora: Arqueiro

Páginas: 352

Ano de Publicação: 2014

Adicione: Skoob e Goodreads

Adquira: Saraiva  Amazon  Submarino

Kate Baron, uma bem-sucedida advo­gada, está no meio de uma das reuniões mais importantes de sua carreira quando recebe um telefonema. Sua filha, Amelia, foi suspensa por três dias do Grace Hall, o exclusivo colégio particular onde estuda. Como isso foi acontecer? O que sua sensata e inteligente filha de 15 anos poderia ter feito de errado para merecer a punição?
Sua incredulidade, no entanto, vai aos poucos se transformando em pavor ao deparar, no caminho para o colégio, com um carro de bombeiros, uma dúzia de policiais e uma ambulância com as luzes desligadas e portas fechadas.
Amelia está morta.


Reconstruindo Amelia fez bastante sucesso em seu ano de lançamento e naquela época eu estava louca para lê-lo. O tempo foi passando e acabei me esquecendo do livro, mas semana passada li a versão em ebook e me surpreendi bastante com a história.

Amelia é uma garota de 15 anos que pode ser considerada a filha perfeita: era super inteligente, bonita, leitora e praticava esportes. Portanto, quando recebeu uma ligação da escola, Kate não acreditou que sua filha podia ter se metido em problemas. E ficou ainda mais incrédula quando chegou na escola para buscá-la: Amelia havia se suicidado. Ela havia pulado do prédio e agora estava morta, sem mais nem menos

O luto atingiu Kate de forma intensa. Mãe solteira, Amelia era tudo que tinha na vida. Por isso, quando recebeu uma mensagem de texto misteriosa que dizia que sua filha não havia pulado, Kate iniciou sua jornada para investigar as causas da morte de Amelia.

O livro é uma mistura entre suspense, drama e romance, com a dose exata para cada parte. No início a leitura pode parecer um pouco maçante, pois algumas coisas nós já sabemos que irão acontecer, mas o livro se desenrola de maneira envolvente. Demorei alguns dias para engrenar na leitura, mas lá para o meio do livro não consegui parar, terminei tudo em um dia!

A escrita de Kimberly é bem leve e rápida, e o fato dos pontos de vista se alternarem entre Kate e Amelia tornaram a leitura ainda mais dinâmica. Temos contato tanto com a vida de Amelia até o fatídico dia, assim como o envolvimento de Kate ao longo das investigações.

Reconstruindo Amelia me surpreendeu demais, porque comecei a ler o livro acreditando que já sabia qual seria o final, mas não, foi completamente inesperado. O livro trata de assuntos muito relevantes como bullying, pressão social, privacidade virtual, entre tantos outros. O único ponto negativo para mim foi a falta de desenvolvimento de alguns personagens. Somos apresentados às backstories de todos, mas ainda assim acho que a autora poderia ter se aprofundado um pouco mais.

Resumindo: Um ótimo livro para quem gosta de suspense e de YA's com finais inesperados. Trama muito bem elaborada, 4 estrelinhas.

E aí, já leram esse livro? Gostariam de ler?
Me contem nos comentários 




53 comentários:

  1. Oi Karina, tudo bem? Eu não conhecia o livro, mas gostei da premissa, parece ter um excelente suspense e drama! Fiquei bem curiosa!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem envolvente, Mi! Recomendo a leitura se você tiver oportunidade.
      Beijos! <3

      Excluir
  2. Realmente amei sua resenha. O livro parece interessante e coloquei ele aqui na minha lista de para ler. Gosto bastante de livros nessa temática que abordam tais temas e preciso sempre conhecer mais sobre eles. Não o conhecia e super valei a pena conhecer. E agora eu fico me perguntado Amélia era realmente quem dizia ser? Sua mãe realmente a conhecia. Hahah vou ficar na expectativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Sanny!! Esse livro é bem interessante mesmo, não dá pra desgrudar da leitura hahaah
      Leia para sanar todas suas dúvidas, vc irá se surpreender.
      Beijosss <3

      Excluir
  3. Oi tudo bem?
    Gostei bastante da sua resenha por ora não conhecia o livro. Vou fazer a leitura adoro livros que trazem um bom drama por trás de acontecimentos díficieis.

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tais!
      Que bom que gostou da resenha, é um livro bem interessante, acredito que vc irá gostar.
      Beijos!

      Excluir
  4. Amei a resenha, fiquei curiosa pra ler :D

    http://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monyque!
      Que bom que gostou, o livro é ótimo!
      Beijos <3

      Excluir
  5. Olá! Tudo bom?
    Eu não conheço o livro, mas fiquei bem interessada, gosto quando mesmo que já lemos várias críticas e resenhas sobre uma narrativa, ela mesmo assim nos surpreende.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii!
      Essa me surpreendeu bastante, leia se tiver a oportunidade, acho que vc vai gostar.
      Beijos <3

      Excluir
  6. Oiii, não conhecia o livro, mas adorei a sinopse. Confesso que faz bastante tempo que não pego nenhum livro mais voltado para o suspense, e essa me pareceu uma boa sugestão.
    Abraços!!

    https://proposicoesliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii, tudo bem?
      Eu sempre estou lendo suspense, não consigo ficar sem hahaah mas esse superou minhas expectativas, se vc puder dê uma chance.
      Beijos <3

      Excluir
  7. Já amei o livro pelo título!
    E lendo sobre a história já está anotado!
    Quero mesmo um livro que me ajude a superar a dor das separações, sejam elas quais forem!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia!
      Que bom que gostou do livro, é uma ótima leitura, venha me dizer o que achou caso leia <3
      Beijoss!

      Excluir
  8. Olá, tudo bem? Eu tenho muita vontade de ler esse livro; parece ser uma história cheia de mistérios... Adorei a resenha!

    Beijos,
    Duas Livreiras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa!
      Se vc tiver a oportunidade leia sim, não irá se arrepender.
      Beijos!

      Excluir
  9. Você acredita que também estava esquecendo desse livro? kkk. Agora que você me lembrou com essa resenha incrível, coloquei ele na lista para ler.

    Beijos,
    Garota Perdida nos Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a resenha foi útil hahaha é uma ótima leitura, recomendo!
      Beijos <3

      Excluir
  10. Já tem um tempo que li este livro, e o final foi meio inesperado para mim. Foi um livro bem trabalhado e que passa uma mensagem para que os pais fiquem mais atentos em conhecer seus filhos
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, não esperava por aquele final. Achei a mensagem que a autora quis passar muito interessante também.
      Beijos!

      Excluir
  11. Eu não conhecia o livro e pela capa eu não o leria, mas gostei de ver a sua opinião sobre a leitura e fiquei curiosa para saber mais sobre a trama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz!
      Que bom que vc se interessou pelo livro, me conte sua opinião caso venha a ler a história no futuro <3
      Beijos!

      Excluir
  12. Ooi!
    Não conhecia o livro, mesmo sendo de anos atrás.
    Achei a premissa maravilhosa.esse mistério todo despertou minha curiosidade. Parece ser uma daqueles livros de tirar o fôlego. Dica anotada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Catrine!
      Que bom que se interessou pelo livro, ele é bem envolvente, acho que vc irá gostar.
      Beijos <3

      Excluir
  13. Nossa, assim como você, eu também adiei a leitura desse livro na época do lançamento. Também estou com ele em e-book e agora fiquei curiosa. rsrs Adorei sua resenha, foi bem explicada, deu pra ter uma noção do que vou encontrar na leitura.
    Bjos!
    Por essas páginas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lucy!
      Me conte sua opinião caso venha a ler, o livro me surpreendeu bastante, recomendo a leitura.
      Beijos <3

      Excluir
  14. Oi linda,

    Eu comprei esse livro por um precinho de banana há um tempo atrás nas Americanas, mas confesso que ainda não parei para lê-lo, mas gostei das temáticas abordadas e principalmente, porque é um suspense.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Olá tudo bem?
    Eu li esse livro há dois anos mas é como se a história estivesse fresca em minha mente. Adorei a forma como a autora conduziu o mistério relacionado a morte de Amélia e adorei conhecer Amélia também, uma menina tão doce que fez de tudo para estar perto de quem gostava. No final, estava tão apegada a ela que custei a acreditar que ela tinha morrido no início kkk
    beijinhos!

    ResponderExcluir
  16. Oi,
    A sua resenha do livro me fez lembrar de um filme que vi com essa mesma pegada. A filha se suicida e ela encontra no celular fotos dela nu que foram passadas para o colégio todo. Ela procura saber quem fez e descobre que foi a filha de sua melhor amiga, que tentou encobrir a filha. Ela nao sabia que a filha sofria bullying da filha da melhor amiga e dos amigos dela. É uma história bem parecia. Gostei do filme. Acho que vou gostar do livro.
    Abrçs

    ResponderExcluir
  17. Parece ser uma leitura dessas que a gente não quer parar de ler, né? Gostei.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  18. Não conhecia, mas quero ler! Adoro livros que abordam temas mais sérios, mais reais e sempre fico doida pra ler rs Só está me faltando aquele tempo mesmo rs Adorei a indicação e irei atrás sim!

    ResponderExcluir
  19. Oii
    O livro parece ser muito bom mesmo! Gostei da sua resenha. Já assisti a vários filmes com esta temática, então provavelmente iria me envolver com o livro também.

    Vícios e Literatura

    ResponderExcluir
  20. Oiii Karina tudo bem?
    Essa sinopse está incrível menina, eu não conhecia o livro e sei que eu adoraria ler esse mistério todo e as causas uma atrás da outra nos levam a imaginar vários fatos, ótima resenha e quero ler.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    Eu ja li tem um tempo essa história e to pra postar a resenha no blog.
    Sem dúvidas fiquei bem intrigada com o desenrolar da trama, e uma ansiedade até descobrir tudo que se passava.
    Uma ótima experiência!
    Beijos!

    Camila de Moraes

    ResponderExcluir
  22. Karina, eu ainda não li o livro e me lembro do ano que ele foi lançado e todo o burburinho.
    Confesso que a parte do suspense não me chama atenção, mas a parte de romance e drama sim, então eu daria uma chance para a leitura.

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Já vi esse livro, inclusive em promoção, mas acabei não me animando para comprar. Confesso que depois de ler sua resenha, fiquei mais interessada. Quem sabe, eu adiciono ele na minha lista de leitura desse ano ainda.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Este livro também está na minha lista de desejados desde que foi lançado, o tema me interessa muito. E lembra muito os livros "O ultimo Adeus" e 'Eu estive aqui" onde ficamos nos perguntando o que levou os personagens a se matarem. Fiquei mais interessada ainda depois da sua resenha, pois fez eu lembrar que queria muito ler este livro.

    beijos

    ResponderExcluir
  25. Oi Karina,
    O livro me parece ser realmente incrível! Adorei a premissa e a sua resenha. Receio que eu não consiga ler no momento pois tem uma carga emocional muito forte. Esses temas precisem ser discutidos na sociedade e o livro me parece trazer os assuntos de uma forma chocante e ao mesmo tempo consciente.
    Beijos
    Blog Relicário de Papel

    ResponderExcluir
  26. Oi Karina! Esse livro está na minha lista há muito tempo também e eu já tinha esquecido dele, kkk. Ainda bem que a sua resenha me lembrou de procurá-lo. Achei a premissa bem interessante, trágica, porém interessante.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  27. Não lembro da época de lançamento dele, mas gostei de conhecer agora aqui no seu blog.
    Estou meio saturada de YA e vou ter que passar sua dica...

    #Ana Souza
    https://literakaos.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  28. Olá, Karina! Tudo bem?

    Eu não conhecia esse livro, já li muitos YA, no momento não pegaria essa leitura. Sua resenha ficou muito boa, bem objetiva e clara. Vou anotar a sua dica, talvez no futuro eu leia Reconstruindo Amelia. Bjs

    ResponderExcluir
  29. Oi, tudo bem?
    Já vi o livro nas livrarias e não sabia do que se tratava. Fiquei bem curiosa para saber o que realmente aconteceu com Amelia!
    Bjs

    ResponderExcluir
  30. Olá, tudo bem? Conhecia o livro somente de nome, por isso ver a resenha aqui foi bem legal. Gostei do que se trata a história e suas impressões. Dica anotada!
    Beijos,
    http://diariasleituras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Olá, tudo bom? :)
    Nunca ouvi falar no livro, mas adorei a premissa. Eu sempre me interesso quando envolve suicídio e mistérios e esse dai parece ser um ótimo! Me instigou bastante, parabéns pela resenha! Quero muito saber se ela se suicidou ou se alguém a assassinou rs
    Beijos, Yasmim.

    Blog: https://literarte.blog.br/

    ResponderExcluir
  32. Na época que esse livro foi lançado eu fiquei curiosa, mas com medo de ser muito dramático então acabei deixando a leitura para um futuro. Agora lendo suas palavras percebi que acredito que se eu começar a ler, acabarei me envolvendo assim como você; gosto de suspenses e fiquei com pena dessa mãe e filha, que pelo que tudo indica foram vítimas de alguma conspiração. Valeu pela sugestão de leitura e parabéns pelo texto. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  33. Olá! O livro é bem interessante, fiquei curiosa e já vou anotar na minha lista de desejados. Muito boa sua resenha, parabéns! bjo

    ResponderExcluir
  34. Olá!

    Já tinha ouvido falar dele, mas não sabia que tinha essa pegada tão pesada. Gostei dele e espero lê-lo o mais rápido possível. Obrigada pela dica!

    ResponderExcluir
  35. Olaaa
    Ja tinha visto a obra, fiquei bem curiosa, e a dica esta anotada, espero curtir muito , gosto bastante da temática.
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. oieee, não conhecia o livro, mas achei muito interessante a premissa e fiquei curiosa para conhecer a estória por tras do suspense, obrigada pela dica espero ler em breve!

    xoox

    ResponderExcluir
  37. Oi Karina.

    Eu não conhecia o livro e através da sua resenha eu conhecendo sua opinião, eu fiquei com interesse na história. Ainda mais sabendo que é um livro com uma mistura entre suspense, drama e romance, na dose exata. Dica anotada.

    Bjos

    ResponderExcluir
  38. Olá,

    Eu tive o prazer de ler esse livro há alguns anos atrás. Adorei a proposta do livro e a forma como foi desenvolvido, realmente deveria ter um aprofundamento em alguns personagens secundários, mas isso não torna o livro inferior.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  39. Oi Karina, sua linda, tudo bem?
    Eu lembro de ter lido algumas resenhas na época do lançamento e terem elogiado. Estou curiosa para descobrir o que realmente aconteceu a ela, será que alguém a matou? Quem? Sabendo que aborda bullying não deve ser difícil de adivinhar o motivo pelo menos. Dica mais do que anotada. Sua resenha ficou ótima!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Olá!
    Eu já tinha ouvido falar super bem desse livro, e fiquei bem curiosa para conferir depois de ler a sua resenha. Achei bem interessante essa junção de YA com suspense, e parece ter dado muito certo.
    Beijos.

    ResponderExcluir